QUANDO IR A MACEIÓ

A cidade de Maceió, a capital alagoana, recebe turistas durante os doze meses do ano. Não é possível dizer que o sol deixe de brilhar em alguma época nessa cidade incrível. Mas se você quer aproveitar mesmo as praias e o calor, a melhor época é o verão, principalmente de dezembro a março. Contudo, em alta temporada os preços das pousadas e restaurantes costumam ser mais caros. Se a ideia é economizar, procure ir em épocas fora de temporada.

Nos meses de abril e de julho, a cidade apresenta alta incidência de chuvas – mas nada que de fato atrapalhe a sua visita. Em junho, é possível acompanhar as deliciosas festas de São João, que movimentam toda Maceió e atraem muitos visitantes, com seu folclore e sua cultura típica. Já no mês de setembro o clima de carnaval toma conta da região, com a Maceió Fest, considerada uma das melhores micaretas de todo o Brasil.

FESTAS JUNINAS EM MACEIÓ

Mês de junho é mês de festa junina no Brasil inteiro, e é claro que na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas, isso não poderia ser diferente. Em todos os anos, é neste mês que as homenagens a São João tomam totalmente conta das ruas, das praças e das casas da capital alagoana. Como já era de se esperar, essa festividade é responsável também por atrair uma quantidade grande de turistas para a cidade, movimentando o setor de hotelaria e a economia do município de Maceió.

Imagem de pessoas dançando festa juninas em Maceió, Alagoas – Crédito da Foto: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Imagem de pessoas dançando festa juninas em Maceió, Alagoas – Crédito da Foto: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Mas conhecendo as festas juninas da cidade, fica até fácil compreender o motivo de tanta movimentação. As suas festividades e comemorações em diversos pontos da cidade são responsáveis por reunir mais de vinte tipos de folguedos e de danças, que combinam elementos das três raças, trazendo contribuições indígenas, africanas e européias. Tanta mistura é a garantia de cores e de ritmos únicos, inesquecíveis para quem visita a cidade neste período.

 

MACEIÓ FEST

O Maceió Fest era o nome do carnaval fora de época da capital alagoana. Criado no ano de 1993, essa micareta costumava acontecer durante três dias do mês de novembro. O circuito que compunha a festa e as andanças dos blocos era realizado nas praias de Pajuçara e de Ponta Verde. No ano de 2004, este circuito foi transferido para o Jaraguá, e devido a forças políticas, houve novamente uma transferência no ano de 2005. Foi neste ano que o Maceió Fest foi transferido para uma arena fechada, com o nome de Maceió Fest Indoor, também localizada no bairro de Jaraguá. Contudo, o público não aprovou as alterações realizadas, e a micareta acabou tendo seu fim neste mesmo ano.

Por