PRAIA SÃO BENTO, EM MARAGOGI

Situada numa colônia de pescadores, a Praia São Bento tem suas águas escuras devido a influência do Rio Maragogi, que tem aproximadamente 20km de extensão e baixo volume de água mas sofre cheias na época do inverno.

Para chegar na região, para quem segue de Maceió em direção a Pernambuco, é a primeira praia logo após a ponte sobre o Rio Salgado que separa as cidades de Maragogi e Japaratinga.

São Bento é uma bucólica aldeia de pescadores cuja tranquilidade é a principal atividade. Há poucas visitas por parte dos turistas, por isso a praia é quase deserta, mas conserva a beleza do litoral alagoano cercada por muitos coqueiros e barreiras de rochas.

Em suas águas também há recifes e a maré segue o fluxo do estado, é baixa e tranquila.

O vilarejo conserva duas particularidades. No alto de uma colina, está a Igreja de São Bento que foi construída no século XVII e ainda conversa o charme e detalhes desde sua fundação. Pelo destaque da paróquia no local, a praia foi batizada com o mesmo nome.

O segundo ponto que faz de São Bento um lugar especial para se visitar é a fama de ter os famosos sequilhos alagoanos, ou bolinho de goma como é mais conhecido, ficou famoso na região e é fonte de renda para várias famílias de São Bento, onde a produção está concentrada.

A receita é tradicional entre as famílias e leva gema, leite de coco, açúcar, manteiga, sal e amido de milho, que nas versões atuais substitui a goma da mandioca, que ainda dá nome ao docinho, mas foi preciso fazer a troca porque houve uma queda da produção de mandioca e esta ainda deixava o bolinho com um sabor mais azedo.

Com esse jeitinho simples e caseiro, o vilarejo encanta a qualquer um e o jeito é pegar o mapa, por o pé na estrada rumo a Praia de São Bento para conhecer tudo isso de perto.

Veja também:

Por