PRAIA DE RIACHO DOCE, EM MACEIÓ

A praia de Riacho Doce fica apenas dez quilômetros de Maceió, capital de Alagoas. Ali é possível conhecer um pouco da rotina dos pescadores locais que tiram o sustento de sua família do mar de águas cristalinas e tranquilas. Residem ali mesmo em uma pequena e charmosa vila de pescadores.

O pouco que existe de infraestrutura turística pode ser visto em algumas pousadas, flats e casas de veraneio. Há também pequenos bares e restaurantes que servem comida e bebida típica de Alagoas. Ao sair do centro de Maceió, de carro, turista leva em média trinta minutos ar chegar ao local.  O cenário ao longo dos anos se tornou um dos preferidos por quem dispõe de pouco tempo de estada em Maceió,, mas que não abre mão de um final de semana pautado pela calma e pela tranquilidade.

A beleza do lugar é tamanha que desencadeou no escritor José Lins do Rego (1901-1957) a ideia de roteirizar um romance usando como cenário e enredo a praia de Riacho Doce. Foi ali que o pescador Nô e pela visitante estrangeira Edna viveram sua história de amor na narrativa do escritor. Um pouco do universo descrito por Lins do Rego ainda permanece intacto em Riacho Doce. Um deles é o mar estonteante e a rotina de pescadores e boleiras que vivem nas vilas próximas.

Veja também:

Por