PRAIA BARRA GRANDE, EM MARAGOGI

A Praia da Barra Grande fica entre as praias de Antunes e Burgalhau, no município de Maragogi, litoral Norte, a 125 KM de Maceió, capital de Alagoas e a seis quilômetros da vila de Maragogi. Estando muito próxima à praia de burgalhau, a Praia da Barra Grande, conserva parte do cenário que a praia vizinha tem, mantendo a mesma vegetação exuberante, coqueirais, um riachinho e recifes que podem ser alcançados na maré baixa.

Imagem da bela Praia de Barra Grande em Maragogi, Alagoas – Crédito da Foto: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Imagem da bela Praia de Barra Grande em Maragogi, Alagoas – Crédito da Foto: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

No passado, a região foi palco de numerosas batalhas durante entre homens que vinham do Recife ajudar na luta contra a invasão dos holandeses. O local era rico em produção agrícola, principalmente a cana-de-açúcar. Coube aos moradores da antiga vila desarticular, as tentativas dos holandeses de habitarem em Barra Grande.

O vilarejo possui poucas ruas asfaltadas, reforçando a simplicidade da região, que mantém muitas casas de pescadores e também de veraneio para quem vai curtir a alta temporada.  A vista do povoado contrasta com os coqueiros que tomam boa parte da faixa de areia, e por isso convidam os turistas para relaxarem na sombra.

O mar, ora verde-claro transparente ora tom de azul cristalino é calmo, com temperatura amena e possibilita a prática de vela e passeio de caiaque. Em alguns pontos da praia é possível ficar a sós com a natureza e encher os olhos com o visual digno de cartão postal.

O local atrai turistas para conhecerem a chamada coroa, um pedaço da orla que invadiu o mar, possibilitando que as pessoas atravessem pelas águas à pé. Outro detalhe que ninguém pode deixar de conferir é a festa de Nossa Senhora da Guia. A festa em comemoração a padroeira do povoado acontece sempre no dia 25 de janeiro e além das missas, existem outras festividades para alegrarem ainda mais a festa religiosa.

Seguindo o bom roteiro alagoano, comida boa não falta nesta praia, que na verdade é impecável e irresistível de visitar por cada detalhe. Programe-se e vá para Praia da Barra Grande.

Veja também:

Por