PASSEIO DE BARCO ATÉ A FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO

O Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais e atravessa o país até desaguar no Oceano Atlântico. Quem visita a região da Foz do São Francisco, no encontro do Velho Chico com o Mar pode ver um belo cenário composto de manguezais, dunas, coqueirais e praias desertas. O roteiro inclui areias desertas, frequentadas por poucos pescadores e tartarugas-marinhas.

Imagens belíssimas da Foz do Rio São Francisco, Alagoas – Crédito da Foto: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Imagens belíssimas da Foz do Rio São Francisco, Alagoas – Crédito da Foto: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Uma experiência indescritível é o passeio de barco até a Foz do Rio São Francisco, ele pode ser feito numa canoa de tolda, que eram antigas embarcações da época da colonização, usadas para levar sal para o sertão e retornar com pedras para serem utilizadas na construção de casas. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional tombou e restaurou uma delas, chamada Luzitânia. Partindo de Piaçabuçu existem várias opções de fazer esse passeio, inclusive de lancha, basta se informar. O passeio que dura em média 6 horas começa em Piaçabuçu e segue pelos canais e manguezais do Rio São Francisco. Viajar pela Foz do Velho Chico é presenciar um espetáculo singular da natureza.

O passeio ao Rio São Francisco é mesmo incrível. Um rio que muitas famílias dependem para sua sobrevivência, farto, importante geograficamente, comercial e para o turismo. De um lado Alagoas e de outro Sergipe, muitos coqueiros, sol estridente e aquele visual único, difícil não se apaixonar e querer fazer o passeio novamente. O Rio São Francisco é cúmplice da riqueza cultural, artística e humana do Brasil, ao longo dele é possível ver as lavadeiras, as bordadeiras, ouvir várias lendas que fazem o imaginário do povo e enriquecem nossa cultura.

Geralmente, os barcos que fazem o trajeto não oferecem alimento ou bebida, portanto vá preparado, leve uma caixa de isopor para acondicionar um lanche e muita água. Além disso, providencie um boné ou chapéu para se proteger do Sol, que pode ser muito intenso.

Veja também:

Por