NOS ARREDORES DE MACEIÓ

Costuma-se dizer que a capital alagoana Maceió está costumeiramente virada para um espelho. E o melhor, um espelho natural que atende por diversos nomes, o mar da praia de Pratagy, o mar da praia da Garça Torta, o mar da praia de Guaxuma, os rios, as lagoas, as piscinas naturais entre outras belas praias que desenham o cenário da capital. Ali, em Maceió, o mais difícil, acredite, é definir se o céu da capital é azul-turquesa ou verde esmeralda. Ao anoitecer o céu se torna em um refletor natural. Já ao longo do dia se destaca o vaivém das pequenas jangadas coloridas e o intrigante trabalho das mulheres rendeiras trançando tapetes, toalhas e roupas. Além disso, a brisa soprando as folhas dos coqueirais das praias dos arredores de Maceió é um convite ao descanso.

É justamente esse o clima que toma conta da praia de Pajuçara, também em Maceió. Trata-se de uma das mais bonitas da capital alagoana. Além da paisagem deslumbrante ela conta com águas tranquilas, areia fofinha, excelente estrutura de bares, restaurantes, hotéis, pousadas e edifícios residenciais. No quesito infraestrutura turística e urbana o visitante fica de queixo caído por tamanho luxo. Ali residem as famílias mais endinheiradas de Alagoas. Passear com a família ou até mesmo sozinho pelo calçadão da praia em um final de tarde é uma experiência única. Dali é possível ter uma vista perfeita do sol se pondo e do mar verdinho enquanto os raios solares se desenham sobre as nuvens – é realmente um acontecimento de tirar o fôlego.

Ainda pelas redondezas de Maceió, uma praia extremamente popular é a de Pratagy, também conhecida como Mirante da Sereia, por manter em suas areias uma estátua de uma sereia. Além do belo mar de águas cristalinas, durante os períodos de maré baixa é possível tomar banho e mergulhar ladeado por um imenso cardume de peixinhos coloridos. A dica para o turista é levar sua máscara de snorkel e um respirador para aproveitar o mergulho. Por ser uma praia sem tantos atrativos turísticos, você não encontrará passeios de barco ou lancha, porém, quando as marés ficam mais baixas é possível ter acesso às piscinas naturais a pé mesmo, andando mar adentro.

Não menos belos estão o vilarejo e a praia da Garça Torta. O bairro, mesmo que pacato e com fortes marcas do período colonial, é um lugar de desenvolvimento sólido e cultura forte. Já a praia que leva consigo o mesmo nome do vilarejo conta com areias finas e branquinhas, coqueirais de folhagem bem verdes e águas azuis bem intensas. Um dos destaques da praia entre os turistas é o que os moradores locais chamam de os currais de peixe, piscinas naturais onde os peixes ficam aos montes. Um ótimo lugar para fazer aquelas belas fotografias da viagem de férias. A praia e o município de Garça Torta ficam a 13 quilômetros ao norte do centro de Maceió.

Caso você opte por conhecer Maceió e seus arredores vale ainda visitar a praia de Jatiúca, lugar rodeado por um bairro de mesmo nome cuja população estimada hoje é de aproximadamente 33.758 habitantes. Uma das particularidades, que pode ser encarada como uma comodidade é o fato dela ser a única praia de Maceió com seu próprio resort. Chama-se Jatiúca Resort Hotel. Não apenas um resort em uma bela praia – ocupa hoje o papel de um dos melhores resorts do país, de acordo com revistas especializadas em turismo. Para quem chega pela primeira vez em jatiúca guarda como características principais da praia a verde intenso de suas águas, as areias fofinhas e as barracas na orla da praia.

Por