CIDADE DE PIRANHAS, EM ALAGOAS

Do alto sertão alagoano, a cidade de Piranhas é um paraíso às margens do Rio São Francisco, que encanta os visitantes que se esbaldam com a vista exuberante nos passeios de barco pelas águas esverdeadas do Rio São Francisco. Uma de suas grandes atrações da cidade é a Hidrelétrica de Xingó onde o represamento das águas do Rio São Francisco tornou possível um cenário incrível, muito frequentado por turistas durante todo o ano. O lugar também é conhecido como o “Canyon do São Francisco”.

Em Xingó, é possível fazer visitas com guias treinados e conhecer a gruta de Angicos, onde Lampião e Maria Bonita foram mortos, o Museu do Sertão e o Mirante da Passagem do Século de onde se avistam os limites da cidade, emoldurados pelo Velho Chico, são outros pontos turísticos da região, seguidos pela Igrejinha de São Francisco e pelo Café da Torre.

A cidade está em pleno sertão, então se prepare para encarar altas temperaturas. É bom separar uma mochila com bastante água, filtro solar

e um chapéu para amenizar a sensação térmica de quase 40 graus, uma sombra pode ser um verdadeiro oásis. A parte histórica da cidade de Piranhas é muito charmosa, e vale a pena dar uma volta para apreciar o conjunto arquitetônico que é muito calmo e lindamente conservado, já que é a única cidade nordestina tombada como patrimônio histórico nacional. A cidade de Piranhas mais parece um cenário de novela de tão bem conservada, todas as casas são pintadas pela Prefeitura da cor escolhida pelo morador, então é muito raro ver alguma delas descuidada.

Além das belas paisagens a cidade de Piranhas é muito popular pelas festas típicas, dentre as festas que mais se destacam na cidade estão o carnaval, que acontece no centro histórico. O forrogaço no bairro Xingó, acontece no início de junho, em comemoração ao aniversário da cidade e antecipando as festas juninas.

Por