CIDADE DE PENEDO, EM ALAGOAS

Desconhecida pelos turistas que chegam anualmente a Alagoas, o município de Penedo, localizado ao sul do estado alagoana, às margens do Rio São Francisco, foi o primeiro povoado do estado, sobreviveu ao avanço do tempo e ao desmantelamento dos primeiros povoados de Alagoas e é hoje  uma das cidades mais bonitas e ricas em história do estado. Para se ter ideia de sua longevidade, a cidadezinha foi fundada nos primórdios dos século 16. Dá até pra perceber que uma cidade tão antiga como Penedo guarda um rico centro histórico e cultural. No caso da pequenina cidade de Penedo isso é via de regra. Ali existe um preservado acervo histórico reunido e distribuído por museus e por igrejas que datam do século XVII e XVIII.

Imagem do lindo pôr do sol em Penedo, Alagoas – Crédito da Foto: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

Imagem do lindo pôr do sol em Penedo, Alagoas – Crédito da Foto: © Ricardo Junior Fotografias.com.br

No entanto, engana-se quem pensa que os centros históricos são a atração máxima da região. Ali o passeio tradicional passeio de barco que leva os turistas à foz do Velho Chico, no município vizinho de Piaçabuçu e o evento mais badalado na cidadezinha. É uma prazerosa viagem que dura aproximadamente 50 minutos, passando diante das casas de alguns ribeirinhos e no meio do percurso cruzando com um grande número de jangadas multicoloridas pertencentes aos moradores locais. Além delas a paisagem é moldada pelo encontro do rio com o mar, dunas onde areias dão a impressão de serem ouro por tamanho brilho dourado, coqueiros e imponentes lagoas de águas azuis.

Seguindo um regra estipulada pelo Ibama, todas as embarcações podem ficar ancoradas por apenas uma hora. Pouco tempo, mas o suficiente para o turista conhecer cada pedaço das dunas e aproveita um delicioso nado pelas lagoas. Porém, o que todo turista que passa pelo percurso avisa é o tempo determinado de uma hora deixa aquele gostinho de quero fazer isso novamente ao apreciar a paisagem simplesmente perfeita do lugar. Quando voltar à terra firme a dica é percorrer os principais pontos turísticos das ruas de Penedo. Um bom início é pelos pontos históricos, entre eles o Convento de São Francisco e a Igreja de Santa Maria dos Anjos – ambos de 1759.

Como grande maioria do acervo é formado por igrejas, conheça também a Igreja de Nossa Senhora da Corrente, estada datada de 1765, os detalhes chamativos dela são os azulejos policromados. Na lista de roteiros históricos aparece ainda o Teatro Sete de Setembro, este de 1865 e o Museu do Paço Imperial, este também de mesmo ano.

 

GALERIA DE FOTOS DE PENEDO

» FOTOS DE PENEDO

Conheça Penedo.

 

Veja também:

Por